© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram
  • Natália Jorge

Banana congelada

Atualizado: 21 de Jan de 2019

Banana congelada é tipo bombril: mil e uma utilidades. Sempre tenho no congelador, e é um ótimo jeito de aproveitar aquelas bananas que já estão mais pra lá do que pra cá.


BIZU: Congele-as em rodelas, para facilitar o trabalho do liquidificador.


Banana Congelada

O que fazer:


1) Açaí: Fazer seu próprio açaí é libertador. Compre a polpa de fruta pasteurizada, pura, e deixe no freezer. Quando der vontade, é só bater a polpa com um punhado de banana congelada e o que mais você quiser. Gosto de colocar chia, às vezes gengibre, às vezes outras frutas congeladas, e um pouquinho de água, só pra ajudar a bater. Se colocar muita água, vai virar um suco, então coloque bem pouquinho e, se necessário, use aquela brasilidade, aquela malemolência, e chacoalhe o liquidificador até que o creme fique homogêneo. Sinta o gosto do açaí de verdade, sem xarope, açúcar ou leite condensado.


2) Qualquer vitamina: coloque banana congelada em qualquer vitamina e sinta aquela cremosidade extra que nós merecemos. Uma vez bati melancia com banana congelada (sem água, porque a melancia já tem suficiente) e ficou bom. Depois dessa, você pode tudo.



3) Creme de banana do Alex Atala: quando o Alex Atala foi ao Masterchef Junior, ele fez um creme de banana congelada com mel, limão e gengibre. É só bater tudo, a gosto, no processador. Quanto ao limão, prefiro usar as raspas, para deixar menos líquido e mais aromático.


4) Sorvete de banana: Sorvete de banana congelada é possível, gostoso, prático e saudável. Coloque a banana congelada e o que mais você quiser, desde que não seja muito líquido, no processador. Já fiz com gengibre e canela, com cacau em pó e com morangos congelados. Olha essa receita da Yasmin Brunet.


Sorvete fácil e saudável