• Natália Jorge

Programação da quarentena

Reunimos as melhores dicas de atividades físicas, culturais e gastronômicas para te ocupar durante a quarentena <3



Temos a certeza de que toda crise gera também grandes oportunidades a curto, médio e longo prazo. O conteúdo online nunca foi tão rico, diversificado e acessível como agora. Enxergar e aproveitar essas oportunidades em meio ao caos é uma bela maneira de se manter feliz e saudável, física e mentalmente.


É sim hora de nos prevenir e de ver o problema com a seriedade necessária (#fiqueemcasa), mas não vamos deixar o vírus contagiar também o nosso humor e estado de espírito. Estamos em casa e a porta pode estar fechada, mas as janelas estão só esperando um empurrãozinho para se abrirem.



Para te ajudar, reunimos aqui as melhores dicas para que o seu "ficar em casa" te leve a academias, concertos, restaurantes, escolas, museus e espaços de arte e cultura. Tudo de graça e sem precisar se arrumar e se deslocar - mas, se quiser, se arrume, afinal, não é todo dia que assistimos a uma apresentação do Bolshoi de Moscou ou da Filarmônica de Berlim.


ATIVIDADES FÍSICAS:

1. Circocan: a Escola Internacional de Circo está fazendo lives diárias com treinos de força e educativos para acrobacias. Tudo bem didático e explicativo e sempre com um desafio no final pra dar aquela dose extra de motivação (e de compartilhamentos rs). Aulas de segunda a sexta, às 18h30, e, às quartas e sábado, às 15h, de flexibilidade. Ficam disponíveis tanto no instagram quanto no canal do youtube.


2. Scala Companhia de Dança: Aulas ao vivo, quase diariamente, alternando entre ballet, jazz e flexibilidade. Confira a programação no instagram da Companhia.


3. Boate Class: a escola de dança pop das melhores blogueiras de SP agora está fazendo lives no instagram para todo o Brasil. A programação pode ser conferida aqui. Seja feliz e desça até o chão.


4. Guga Bastos: ainda no segmento dança (pois nada para te deixar mais feliz), o funkeiro @gugabastos está fazendo lives diárias em seu canal do youtube ensinando as coreografias mais famosas da internet. É pra suar sem ver o tempo passar. Lives de segunda a sexta às 19h e sábado e domingo às 15h.


5. Studio Kore: treinamento funcional é um ótimo jeito de malhar só com o peso do corpo, ou seja, é super possível de fazer em casa. Pegue já o seu WOD no IGTV do Studio Kore.


6. Down Dog Yoga App: para uma vibe mais relax (ou não), o aplicativo de yoga está com acesso gratuito até o dia 1º de maio (para profissionais de saúde, até dia 1 de julho <3). As aulas são bem personalizáveis, o que é ótimo para se adequar ao seu nível, objetivos e preferências. Não subestime o grau de dificuldade do nível intermediário kkkk. Outros aplicativos do mesmo grupo (HIIT, Barre e 7 Minute Workout) também entraram na gratuidade da quarentena.



ATIVIDADES CULTURAIS:

1. Música: A Orquestra Filarmônica de Berlim está disponibilizando gravações de suas apresentações ao vivo por meio da plataforma Digital Concert Hall. Já o saxofonista Esdras Nogueira está gravando uma série de duetos com companheiros da música, cada um da sua casa. Os vídeos vão sempre pro IGTV dele.


2. Bolshoi de Moscou: está transmitindo suas apresentações ao vivo, no canal do youtube. A programação das sessões pode ser consultada aqui. Ocorrem sempre às 13h do Brasil.


3. Museus: A plataforma Google Arts and Culture disponibiliza mostras e tours virtuais pelas melhores exposições e museus da internet e de fora dela. Veja, por exemplo, a mostra virtual com mais de 800 trabalhos da Frida Kahlo, faça um tour virtual no Guggenheim ou no Musée D'Orsay e confira a coleção de arte moderna do MoMa. O Museu do Picasso de Barcelona tem plataforma própria também com tour virtual e o site do Whitney Museum of American Art vai a fundo com uma série de mostras com audio guide gravados por especialistas e artistas famosos.


CURSOS:

Várias plataformas de educação à distância estão disponibilizando cursos gratuitos ou ampliando acesso a seus serviços. A Harvard aumentou a oferta de cursos online gratuitos, cujos temas vão desde "A 9ª Sinfonia de Beethoven e a Orquestra do século XIX" até "Mulheres fazendo História". A Faber-Castell tornou gratuitos todos os seus cursos online de desenho, até 19/04/2020.


GASTRONOMIA:

1. Almoce com Rita Lobo: a dona do Panelinha prepara seu almoço todos os dias, ao vivo, sempre às 12h, utilizando ingredientes comuns do dia-a-dia, cuja escolha fica a cargo de seus seguidores. Acompanhe aqui.


2. Jante com Massimo Bottura: Massimo Bottura é, provavelmente, o chef 3 estrelas Michelin mais engajado em ações AND mídias sociais. Durante a quarentena, ele faz lives diárias mostrando a preparaçao do seu jantar, sempre com dicas valiosas de culinária e de aproveitamento de alimentos. As lives ficam salvas em seu IGTV.


3. Cozinhe com Irina Cordeiro e Hugo Merchan: O casal do Masterchef também faz lives diariamente para te incentivar a preparar a sua própria comida. Os ingredientes são publicados com antecedência para permitir que todos se organizem e possam cozinhar juntos. Parece encontro entre amigos. As lives ficam salvas por 24h, cada dia no perfil de um deles (dele e dela). Perdeu, perdeu.



Esse post não poderia terminar sem um agradecimento a todas as pessoas e marcas que decidiram voluntariamente prestar serviços gratuitos nesses tempos difíceis. Parabéns por aproveitarem essa oportunidade, compartilhando conhecimento, cultura, técnicas e talento com a gente, os #quarenteners. Torcemos para que o retorno ocorra em breve e para que seja frutífero: se agora nós podemos contar com vocês, depois vocês poderão contar com a gente!




Se você conhece alguma outra iniciativa massa que mereça ser divulgada, conta pra gente por direct! Vamos amar compartilhar (:

© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram