• Natália Jorge

Receita: Ratatouille

Receitinha saudável e vegana.


Ratatouille fácil

Faço essa receita há muito tempo e é sempre uma boa pedida para um jantar leve e vegano. Além de tudo, também só se suja uma panela.


Ingredientes:


Uns 3 dentes de alho

Azeite

1 lata de tomate pelado (mas as quantidades vão depender do tamanho da sua panela/travessa)

Sal e pimenta do reino

Orégano (um dos únicos temperinhos que tem mais sabor seco do que fresco)

1 Abobrinha grande

1 Berinjela grande

2 Cebolas Roxa

2 ou 3 Tomates

Queijo parmesão (opcional)

Manjericão fresco


Modo de preparo:


Primeiro, corte os vegetais em rodelas bem fininhas, mas sem neuras, e tempere-as com sal, azeite e pimenta. Pode ser usado um mandolin, mas eu não usei.


Depois, vamos fazer um molho de tomate básico. Escolha uma panela tipo frigideira, que possa ir ao forno, e refogue o alho no azeite com sal e pimenta do reino e acrescente os tomates pelados, esmagando-os com a mão antes de irem para a frigideira. Tempere com o que quiser. Gosto de orégano e, talvez, um pouco de páprica defumada.


Quando o molho começar a borbulhar, retire a panela do fogo e comece a montagem dos vegetais sobre o molho. Se a panela não puder ir ao forno ou não puder ir à mesa, transfira para uma travessa mais bonitinha rs. O molho fica mais aguado mesmo, porque essa água vai evaporar no forno, ajudando a cozinhar os legumes.


A montagem é simples. É só ir enfileirando as rodelas intercaladamente, da borda ao centro. Isso também pode ser feito em uma travessa, redonda ou quadrada. Tente deixar as rodelas maiores mais perto da borda, e as menores no interior, mas seje menas, qualquer coisa a gente fala que é rústico rs.


Ratatouille: montagem


Depois, deixe no forno a 200º por uns 30 minutos, acompanhando sempre para não secar. Caso queira parmesão, rale por cima na metade do tempo do forno.


Retire do forno, ajuste o sal e a pimenta, salpique o manjericão fresco e ponha um fio generoso de azeite por cima. Aproveite!


Ratatouille: depois do forno

Gosto sempre de comer ratatouille com um pãozinho, para "chuchar" no molhinho que fica no fundo da panela.




© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram