© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram
  • Natália Jorge

Receita: crème brûlée de goiaba e baunilha do cerrado

Atualizado: 17 de Mai de 2019

Dando uma tropicalizada na tradicional receita francesa


Ingredientes (serve 4 ramequins pequenos):


3 goiabas bem maduras

300 ml de creme de leite fresco

1 fava de baunilha do cerrado (alou, sei que ninguém tem isso), fava de baunilha comum, cumaru ou nada mesmo

4 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 180º.


O primeiro passo é deixar as gemas na peneira, para coar e retirar aquela película externa. Enquanto isso, bata, no liquidificador, as goiabas (usei inteiras mesmo, mas se vc for phyno, pode descascar e tirar as sementes fora) com o creme de leite fresco.


Depois, coe a mistura do liquidificador em peneira fina, para retirar todos os caroços, direto na panela que vai ao fogo.

Leve o creme coado a fogo baixo com as sementinhas da baunilha e o açúcar. Quando estiver quente, mas não fervendo, e o açúcar já estiver completamente dissolvido, retire uma concha desse creme e misture às gemas, no bowl. Misture bem rapidamente, para não empelotar. Em seguida, junte esse creme de gemas ao resto do creme da panela.

Esse processo vai ajudar as gemas a melhor se misturarem ao creme, evitando a formação de bolinhas. Incorpore as duas misturas, mexendo bem no fogo ainda baixo. É rápido. Assim que incorporarem, disponha o creme em pequenos ramequins.


Coloque os potinhos em uma assadeira não muito rasa e preencha a assadeira com água quente. Não deixe a água entrar em contato com o creme, beleza? É tipo um banho-maria de forno.


Asse por 20 min. e deixe gelar na geladeira, por no mínimo 2h.


Agora vamos brulezar? Coloque uma fina camada de açúcar cristal sobre o creme, com o auxílio de uma peneira. Eu até gosto de virar para tirar o excesso.

Passe o maçarico uma primeira vez, até ficar mais ou menos assim:

Em seguida, espere uns 5 minutos, até o brulê esfriar um pouco, e repita o processo com o maçarico, dessa vez até o açúcar derreter completamente.

Sirva em seguida e aproveite esse pequeno prazer!