• Natália Jorge

Receita: Moqueca de banana-da-terra

Atualizado: 6 de Mar de 2019

Para Sophia


Moqueca de banana-da-terra

Ingredientes:


2 bananas-da-terra (geralmente é uma banana por pessoa)

1 limão

Sal

Pimenta do reino

1 cebola

2 dentes de alho

1 tomate

1 pimentão pequeno

2 pimentas de cheiro

1 copo grande de leite de coco (de preferência caseiro), ou o quanto baste para cobrir tudo (vai depender do tamanho da panela).

Cúrcuma a gosto

Páprica defumada a gosto

Azeite de dendê a gosto

Coentro (ou salsinha)


Modo de preparo:


1) Corte as bananas ao meio e, depois, longitunalmente, para ficarem como postas. Tempere-as com sal, meio limão espremido e pimenta do reino e reserve.


2) Corte a cebola, o tomate, o pimentão e a pimenta de cheiro em rodelas.


3) Refogue o alho e a cebola - de preferência na panela de barro - com azeite e sal, até as cebolas ficarem transparentes. Retire metade da cebola refogada e reserve.


4) Acima das cebolas que ficaram na panela, coloque metade das rodelas de pimentão, metade das de tomate e as bananas, evitando deixar uma banana em cima da outra. Depois, continuamos as camadas com o resto da cebola refogada, do pimentão e do tomate. Por cima, coloque as rodelinhas de pimenta de cheiro. É importante que, entre as camadas, vá polvilhando um pouco de cúrcuma, sal, pimenta e páprica, para garantir que tudo tenha muito sabor. ATENÇÃO: a cúrcuma e a páprica são muito fortes, então é bem pouquinho mesmo!


5) Quando tudo estiver na panela, jogue o leite de coco e o suco do resto do limão, para envolver os sabores. Tampe e deixe cozinhando por uns 10 minutos. Após esse tempo, abra a panela, ajuste os temperos, se necessário, e acrescente o azeite de dendê.


5) Assim que o dendê se misturar, jogue o coentro fresco por cima e sirva.

© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram