• Natália Jorge

Receita: Moules frites

Atualizado: 13 de Mar de 2019

Essa receita é super fácil e um gostinho do sul da frança.

Moules frites: mexilhões com batatas fritas

Ingredientes:


Para as fritas:

2 batatas inglesas

1 batata doce

Óleo de girassol

sal


Para os mexilhões:

500g de mexilhões com as conchas (2 pessoas)

manteiga sem sal

azeite

meia cebola

Salsinha a gosto

1 dente de alho

creme de leite fresco

250ml de vinho branco


Modo de preparo:


Descasque as batatas e corte-as em palitos, deixando-as na água até a hora de fritar, para que não escureçam. Antes de colocá-las no óleo, seque-as bem com papel toalha.


Deixe o óleo esquentar a 170º (termômetro é vida) e coloque parte das batatas. Elas ficam no óleo, nessa primeira vez, por aproximadamente 5 minutos, para as inglesas e 6 minutos para as doces, e não devem dourar, apenas cozinhar por dentro, ficando esbranquiçadas. Tire-as do óleo e deixe-as repousar enquanto faz as demais levas.


Agora, vamos para os mexilhões. Refogue a cebola na manteiga e, quando tiverem quase dourando, acrescente o alho e, depois de refogado, o vinho branco e os mexilhões fechados, com as conchas limpas e lavadas, e tampe a panela.


Deixe-os cozinhar nesse líquido e no próprio vapor, mexendo de vez em quando para que cozinhem por igual. Eles vão ficar só uns 5 minutinhos e, quando tiverem com as conchas abertas, é sinal de que estão prontos. Se algum não abrir, é porque não deve estar bom, então descarte.


Retire os mexilhões do caldo e coloque um pouco de creme de leite fresco na panela. Misture para que incorpore ao molho e deixe reduzir um pouco. Saque uma das bandas de cada concha (a que eles não estão presos), e devolva os mexilhões para a panela com o molho, que deve ficar bem ralinho. Por fim, acrescente a salsinha picadinha.


Vamos finalizar as batatas? Deixe a temperatura do óleo chegar a 180º e dê mais uma fritada nas batatas. Desta vez, queremos que elas ganhem cor e crocância. É bem rapidinho e elas não ficam nem 1 minuto no óleo. Retire o excesso de óleo com um papel toalha e salgue-as.


Essa receita foi harmonizada com:



© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram