• Natália Jorge

Receita: torta de chocolate com tahine e flor de sal

Atualizado: Mai 2

Essa torta virou uma sobremesa clássica aqui em casa. Ela é fácil de fazer, agrada a gregos e troianos, pois chocolate, mas tem aquele je ne sais quoi, do tahine e da flor de sal.


Ingredientes para a massa:


1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1/4 de xícara de cacau em pó 100%

1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

1/2 colher de chá de sal

2/3 de xícara de manteiga sem sal


Ingredientes para o recheio:


280g de chocolate 60% picado

2/3 de xícara de tahine (misturei o branco e o preto, mas pode usar qualquer um)

Pitada de sal

500ml de creme de leite fresco

1/4 de xícara de melaço de cana ou mel

Flor de sal a gosto




Modo de Preparo:


Para a massa, misture todos os ingredientes secos em um bowl e acrescente a manteiga derretida. Incorpore até ficar uma massa homogênea e molde-a, com as mãos mesmo, em uma forma antiaderente, apertando bem os cantinhos para não ficar muito grossa.


Em seguida, faça uns furos na massa com um garfo e coloque a forma no congelador por 15 min. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180º. Passado o tempo, tire a forma com a massa do congelador e coloque-a direto no forno. É esse choque térmico que deixa a massa crocante. Asse por 15 a 20 min, deixe esfriar e desenforme.


Para o recheio, pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque num bowl. Acrescente o tahine e a pitada de sal. Aqueça o creme de leite com o melaço até quase ferver. Jogue essa mistura quente sobre o chocolate e o tahine, cubra por uns 2 min., para dar tempo de o chocolate derreter, e misture, até que fique um creme bem homogêneo.


Jogue essa ganache sobre a massa, já fria, e leve ao congelador por uns 15 minutos, para gelar a torta mais rápido, porque temos pressa.


Quando estiver geladinha, mas sem congelar, salpique a flor de sal por cima e voilà.


Armazene na geladeira!


Posts recentes

Ver tudo