• Natália Jorge

Receita: Torta de morango

Atualizado: há 5 dias

Torta estilo americano de morango, mas com limão galego e cumaru

Resultado

Ingredientes:

Para a massa:
2,5 xícaras de farinha de trigo, mais um pouco para abrir a massa
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de manteiga gelada e sem sal
Aprox. 6 colheres de sopa de água bem gelada
1 ovo batido
1 pitada de sal
Para o recheio:
2,5 caixas de morangos, lavados e secos
3/4 de xícara de açúcar
meio limão espremido (usei galego)
1/4 de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Baunilha ou cumaru

Modo de preparo:

  1. Para a massa, misture a farinha, 1 colher de sopa de açúcar e o sal em um bowl grande. Acrescente a manteiga gelada cortada em pequenos pedaços e incorpore com as pontas dos dedos na farinha, até parecer areia molhada. Acrescente a água gelada aos poucos e apenas o suficiente para que a massa se una em uma bola. Divida a massa em duas bolotas, cubra-as com papel filme de leve à geladeira por uns 30 min (ou freezer por uns 10);

  2. Preaqueça o forno a 220ºC.

  3. Para o recheio, corte os morangos ao meio no sentido do comprimento e misture, em um bowl grande, junto a todos os demais ingredientes.

  4. Em uma superfície enfarinhada, abra uma das massas com um rolo, sempre do centro para fora, até que ela seja suficiente para cobrir a forma (que deve ser de aprox. 20 a 23 cm de diâmetro) e as suas laterais. Acomode a massa na forma, pressionando nos cantos para que ela se ajuste e corte as bordas que sobrarem das laterais. Leve à geladeira. Enquanto isso, abra a outra parte da massa para fazer a cobertura. Você pode cortar do jeito que preferir: em bolas, tiras ou até deixar ela inteira, para fazer uma torta fechadinha (nesse caso, deixe um furinho no meio para a umidade sair).

  5. Retire a forma da geladeira, coloque o recheio e cubra com o resto da massa do jeito que você tiver escolhido. Eu fiz um xadrez. Pincele o ovo batido sobre a massa, de cima e das bordas, e salpique açúcar por cima. Leve ao forno com uma outra forma por baixo para captar todo o líquido que eventualmente transborde - é normal.

  6. Deixe no forno a 220ºC por aproximadamente 15 minutos e, em seguida, abaixe o forno para 180º e deixe por mais uns 40 a 50 minutos, monitorando de vez em quando. Retire do forno, espere esfriar por algumas horas e sirva.

Xadrez

© 2019 COMIDA DE COMER - Natália Jorge

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram